Projeto multidisciplinar
A situação citada no texto refere-se a opiniões diferentes da parte dos professores e dos supervisores escolares.
Para os supervisores e muito importante elaborar, executar e avaliar planos de ensino, enfim a sistemática de planejamento deve ser bem elaborada e de forma escrita para facilitar ao professor atingir seus objetivos de forma clara e precisa.
Esse documento escrito, que alguns professores, não gosta de elaborar é um registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes. O professor às vezes está desgastado, ou sua formação foi muito precária.
Por outro lado, o professor de acordo com sua vasta experiência, não defende essa idéia pelo fato de que seu conhecimento sendo amplo, ele automaticamente já esta habilitado a ministrar sua aula a sua maneira.
Ambos têm pontos de vista diferentes, gerando evidencias interessantes em relação à questão do planejamento das atividades.
As ações do ensino podem ser projetadas, representadas e concebidas antes de sua realização. Através do planejamento, busca-se racionalizar a ação. A prática pedagógica nutre-se de incertezas e imprevisibilidade. Com freqüência, planejamos uma aula e a conduzimos de um modo completamente diferente. Isso acontece porque não é possível prever completamente a reação de nossos alunos às situações de ensino. O problema da imprevisibilidade é ainda maior quando adotamos métodos mais ativos de ensino.
Cada qual apresenta suas justificativas, o professor argumenta que como ele domina a matéria, e cada qual tem seu molde como desenvolver, ele acredita que não e necessário o planejamento escrito, em contra partida os supervisores que trabalham a parte técnica defendem que e imprescindível esse planejamento por escrito, pois facilita o resultado dos