Extensão rural
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
FISIOLOGIA VEGETAL A,
O que são hormônios vegetais, suas principais características e quais os principais tipos?
São substâncias orgânicas que desempenham uma importante função na regulação do crescimento. Possuen fatores externos que afetam o crescimento e desenvolvimento de vegetais, como a luz, dióxido de carbono, água e minerais, incluindo o nitrogênio atmosférico, temperatura, comprimento do dia e gravidade. E fatores internos que são substâncias químicas que atuam sobre a divisão, elongação e diferenciação celular. As mais conhecidas são as Auxinas, Citocininas, Giberelinas, Ácido abscísico, Etileno.
Como ocorre o transporte de cada hormônio na planta?
Auxinas :Polarizado (do caule para as raízes), através do parênquima, de célula a célula.
Citocininas :Via xilema, das raízes para o sistema.
Ácido abscísico : é exportado a partir das folhas pelo floema.
Etileno (C2H4) :Sendo um gás, o etileno move-se por difusão do seu local de síntese.
Giberelinas: É sintetizado no meristema de sementes e frutos, transportado pelo xilema.
Cite algumas uma auxina natural e uma sintética.
Naturais (AIA – ácido indolil acético). Sintéticas: ácido indolbutírico (AIB), o ácido naftalenacético (ANA) e o ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D)
Cite ações fisiológicas da auxina e onde ocorre na planta.
Responsáveis pelos tropismos (foto e geotropismo), desenvolvimento dos frutos, alongamento celular radicular e caulinar. Esse fitormônio é produzido no meristema apical do caule, primórdios foliares, flores, frutos e sementes
O que é dominância apical?
E a presença da gema apical que continha auxina, inibia o desenvolvimento das gemas laterais, que estavam em estado de dormência. Com a eliminação da gema apical, as gemas dormentes libertara-se da dominância apical originandoramos laterais (B). È exatamente o que ocorre quando uma planta é podada.