Projeto Multidisciplinar II
Universidade Anhanguera – Uniderp
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
3º Semestre - Pedagogia
Professor Tutor a Distância: Édina Domingues
Piracicaba /SP
2013
INTRODUÇÃO
Esta atividade acadêmica tem por como objetivo a apresentação das principais contribuições de
Froebel, para a Educação Infantil bem como a importância da brinquedoteca no desenvolvimento intelectual da criança, como um estimular mais livre e sem muitas cobranças pode ajudar as crianças a se desenvolverem de uma maneira tão eficaz quanto um ensino mais tradicional.”
CONCEPÇÕES DE FROEBEL SOBRE A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO
Froebel considerado o reformador educacional mais completo do século XIX.
Suas idéias reformularam a educação, descobriu-se que sua inspiração saiu do amor à criança e à natureza. A essência de sua pedagogia são as idéias de atividade e liberdade.
Para Froebel, o indivíduo é no campo das relações humanas uma unidade, quando considerado em si mesmo, mas relacionando-se com um todo maior.
Defendeu o desenvolvimento genético, destacando a continuidade do desenvolvimento, bem como a unidade das fases do crescimento.
Para Froebel, o indivíduo é no campo das relações humanas uma unidade, quando considerado em si mesmo, mas relacionando-se com um todo maior.
Concluiu que as crianças passam por fases, são elas : a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade e a maturidade, todas igualmente importantes.
A infância é o período em que a criança deve ser protegida pelos pais, porque ela é dependente. As atividades motoras e os sentidos são muito importantes nesse momento da vida.
Froebel idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem, dando o nome de "dons" porque Deus oferecia para que as necessidades infantis fossem bem desenvolvidas
Os chamados "dons" eram a bola, o cubo e o cilindro. Os blocos eram utilizados em uma medida bem restrita, enquanto as demais atividades eram mais livres.
FROBEL