PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP – EAD
POLO GOIÂNIA-CENTRO
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
JANAINA FERNANDES DE PAULA
LUCIANE PIRES DE SOUZA BORGES
MEIRE LUCIA PIRES
ROSILENE BARBOSA DA SILVA
R.A: 433826
R.A: 426229
R.A: 8177742481
R.A: 7988742932
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROFESSOR – TUTOR Á DISTÂNCIA: CAMILA BELTRÃO MEDINA
GOIÂNIA, 17 DE SETEMBRO DE 2014
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
INTRODUÇÃO
Este trabalho de Projeto Multidisciplinar II tem por finalidade demonstrar o significado da brinquedoteca, e de como os jogos lúdicos podem intervir nas habilidades já existentes, ajudando na coordenação motora, raciocínio lógico, e atividades em grupos.
Para Froebel a criança aprende espontaneamente, quanto mais ativa for, mais estará recebendo novos conhecimentos. “(...) A criança precisa aprender cedo como encontrar por si mesmo o centro de todos os seus poderes e membros, para agarrar e pegar com suas próprias mãos, andar com seus próprios pés, encontrar e observar com seus próprios olhos.” (FROEBEL, 1912)
Concepções de Froebel sobre a infância e a educação Filho de um pastor protestante, Friedrich Froebel nasceu em Oberweissbach, no sudeste da Alemanha em 1782. O alemão foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas – ideia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor, viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins- de -infância, destinado aos menores de 8 anos. O nome reflete um princípio que Froebel compartilhava com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da