Projeto Multidisciplinar II
Friedrich Froebel
Froebel considerou o inicio da infância de muita importância e decisiva na formação das pessoas. Idéia essa que é considerada ate hoje pela Psicologia.
Ele comparava ainda, que a criança é como planta em sua fase de formação, que exige cuidados periódicos.
Técnicas usadas por Froebel são utilizadas até hoje. Depois de analisar crianças de diferentes idades, ele desenvolveu brinquedos que permitiam as crianças brincarem e desenvolverem habilidades já existentes e criar novas. Ele ainda afirmava que a educação, desenvolve-se espontaneamente, mas afirmava ainda que quanto mais ativa fosse a mente da criança, mais aberta a novas conhecimentos esta criança esta.
O ponto de partida seria o contato e os sentidos, assim eles criam o mundo.
Froebel acreditava ainda que as crianças traziam consigo uma metodologia que as levava a aprender de acordo com seus interesses. Ele defendia ainda, a Educação sem imposição as crianças, assim a Educação Infantil torna-se indispensável na formação da criança.
O objetivo das atividades no Jardim de infância era possibilitar brincadeiras criativas, usando materiais já determinados com antecedência, materiais planejados para aquela atividade, a fim de oferecer o máximo de oportunidade, e tirar mais proveito da atividade lúdica.
Ele desenhou ainda círculos, cubos, esferas e outros objetos que estimulariam o aprendizado, procurando tirar o máximo da curiosidade das crianças.
Esses materiais eram feitos de materiais macios, maleáveis – manipuláveis, e muitas vezes eram desmontáveis. As brincadeiras vinham acompanhadas de músicas, versos e danças. Essas brincadeiras eram quase sempre realizadas ao ar livre, para que as crianças pudessem interagir com o meio ambiente.
Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários à prática do brincar no ambiente escolar. Contudo, apesar de