Segurança do trabalho
Os incêndios são classificados em quatro classes: A, B, C, D.
Classe A - Assim é identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha. Queimam em superfície e profundidade. Após a queima deixam resíduos, brasas e cinzas. Os combustíveis da classe “A” são identificados por um triângulo verde com a letra “A” no centro.
Classe B- Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis. Queimam em superfície. Após a queima não deixam resíduos. Os combustíveis da classe “B” são identificados por um quadrado vermelho com a letra “B” no centro.
Classe C- Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. O primeiro passa em um incêndio de Classe C é desligar o quadro de força.
Os combustíveis da classe “C” são identificados por um círculo azul com a letra “C” no centro.
Classe D- Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio. São difíceis de serem apagados. Os combustíveis da classe “D” são identificados por uma estrela amarela de cinco pontas com a letra “D” no centro
Classe K- Representam uma classificação recente de tipos de fogos. Fazem menção aos incêndios em cozinha industriais e comerciais, que envolvem produtos e meios de cozinhar, como banha, gordura e óleo, e é uma das principais causas de danos materiais e vitimam fatais ou não, por ser um dos tipos mais resistentes de fogos já registrados. Os combustíveis da classe “K” são identificados por um quadrado preto com a letra “K” no centro.
EXTINTORES
Os incêndios são classificados com letras do alfabeto: fogo classe A, classe B, classe C. A definição do extintor em função do tipo de fogo está ligada com a forma que o equipamento vai parar a queima, ou seja, sobre qual elemento do triângulo do fogo ele vai agir.
Extintor com água pressurizada: indicado