projeto multidiciplinar
A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma ferramenta para o alcance da mudança que tanto almejamos na educação brasileira, pois vem trazendo a ruptura dos aprendizados fragmentados e tornando o aluno como agente ativo do processo de conhecimento, tornando este conhecimento de fato significativo.
A pedagogia de projetos é indiscutivelmente um grande desafio aos professores, que lidam com o constante ineditismo, pois não podem prever exatamente o que acontecerá ao longo do projeto.
A questão do perfil dos professores é algo que gostaríamos de salientar, pois ao conhecer a Aprendizagem Baseada em Projetos fica clara a necessidade de o professor sair da sua zona de conforto, mudar sua postura e deixar de lado a idéia de que é o único detentor do conhecimento.
Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros (desde a questão orientadora do projeto) e sujeitos de aprendizagem, cada um deve atuar segundo seu papel.
O professor precisa estar ciente do seu importante papel de mediação, pois o aluno precisa, ao mesmo tempo em que reconhece sua autonomia, sentir a presença do professor, que ouve, questiona, direciona e orienta, visando criar situações que desafiem esse aluno, propiciando a construção do conhecimento.
As escolas que trabalham com a pedagogia de projetos normalmente se destacam pelo engajamento dos alunos durante o processo de aprendizagem, isso se justifica em uma afirmação de Valente o construcionismo “significa a construção de conhecimento baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto palpável de interesse pessoal de quem produz”.
A pedagogia de projetos proporciona ao aluno aprender no processo de produzir, estar em constante desenvolvimento, perceber-se evoluindo e transpondo desafios, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa e significativa.
O trabalho com projetos permite entre