Reator Batelada
LABORATÓRIO LIFAR
Porto Alegre,
Setembro 2014
REATOR BATELADA: PRODUÇÃO DE PASTA D’ÁGUA
LABORATÓRIO LIFAR
Trabalho realizado através do Laboratório Industrial Farmacêutico Lifar, com o objetivo de analisar o reator em batelada utilizado na fabricação do produto farmacêutico Pasta D’Água.
Setembro, 2014
Sumário
1 Introdução 4
2 Fundamentação Teórica – Reator Batelada 5
3 Empresa 6
3.1 Histórico do Grupo Dimed/Lifar/PanVel 6
4 Pasta D’água 6
4.1 O Produto 6
4.2 Processo Produtivo 7
4.3 Descrição do Reator 8
5 Conclusão 9
6 Bibliografia 10
1 Introdução
O reator químico é um vaso projetado para conter reações químicas de interesse e escala industrial. Existem vários tipos de reatores químicos, podem ser contínuos, semi-contínuos ou em batelada. Este trabalho tem o objetivo de analisar, em escala industrial, o reator utilizado no processo de produção da pasta d’água.
O reator em batelada tem aplicação bastante geral na indústria química, mas limitado para processos industriais pesados, pois não permite produção contínua.
Para o desenvolvimento deste trabalho contamos com a colaboração do Laboratório Lifar, que forneceu dados técnicos da operação do reator e o procedimento de fabricação da Pasta D’Água.
2 Fundamentação Teórica – Reator Batelada
O reator químico é um recipiente onde ocorrem reações químicas, transferência de massa e calor.
O reator em batelada é um tanque que consiste de um agitador com sistema integrado de aquecimento ou resfriamento. Podem variar de tamanho, normalmente são fabricados de aço inox, podem ser revestidos de vidro ou ligas. São alimentados e descarregados por conexões no topo e no fundo do tanque.
Neste tipo de reator não temos saída, nem entrada de reagente ou produtos durante o processo. O material é carregado dentro do Reator, acontece à reação química e depois se descarrega. Em alguns casos, após cada reação, é