REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO EM REATOR BATELADA
528 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENASINSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PRÁTICA 1
REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO EM REATOR BATELADA
GRUPO 6:
Ana Carolina Santos – 2011.1.25.065
Igor Castro Nunes – 2011.1.25.024
Murilo Roque Paiva da Silva – 2011.1.25.108
Relatório Científico para a Disciplina Engenharia das Reações Químicas
Poços de Caldas
Setembro/2014
1.
Objetivos
Analisar qualitativamente o efeito da quantidade de catalisador e a cinética de formação dos ésteres metílicos na reação de transesterificação do óleo de soja.
2.
Resultados e Discussão
Na 1ª parte da prática, foram feitas duas reações com diferentes quantidades de catalisador. O grupo 5 utilizou 0,75 g de catalisador, e este observou que no inicio, houve formação de bolhas na parte superior do reator, aos 2 minutos ainda havia resquícios de metanol na forma de uma fina camada homogênea na superfície, com 5 minutos de agitação a solução estava homogeneizada visualmente e escureceu levemente em relação ao inicio do processo, após 13 minutos a reação possuía um tom esverdeado e depois de 30 minutos a solução estava totalmente homogeneizada e ocorreu um escurecimento da solução.
O grupo 6 utilizou 3,75 g de catalisador, foi observado que nos primeiros minutos de agitação o óleo não se dissolveu imediatamente na solução de metanol com catalisador, assim como o grupo 5. Por volta de dois minutos de reação, o tom da solução estava cinza claro. Aos quatro minutos de reação, a solução estava com um tom de bege atingindo homogeneidade visual e não apresentou maiores mudanças nos 30 minutos seguintes. A reação com a melhor separação de fases foi a do grupo 6. Para comparação com uma quantidade maior de catalisador não foi realizado teste completo, porém pode-se observar o resultado de um teste feito anteriormente com 7,5 g de catalisador e este apresentou formação de glicerol. Na 2ª parte da prática, foram