Projeto Movimentos Sociais Ambientais
O QUE É? O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde consiste em diferentes correntes de pensamento de um movimento social, que tem na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, demandando medidas de proteção ambiental, tais como medidas de anti-poluição. QUAL OBJETIVO? O ambientalismo não visa somente os problemas ligados ao meio ambiente, mas também as atitudes a serem tomadas para uma possível diminução ou até mesmo solução desses problemas. QUEM SÃO? Considerando-o um movimento social, podem inserir-se neste contexto, todas as instituições, agências, organizações-não-governamentais (ONG’s), políticas (como os Partidos Verdes), ativistas independentes e outros, cuja atuação tenha por princípio a defesa do meio ambiente seja através de manifestações sociais, projetos para a conservação ecológica etc. O movimento por justiça ambiental considera que os problemas ambientais ligam-se aos sociais. Um ambientalista é alguém que acredita que o meio ambiente, por ser a fonte de recursos da humanidade, deveria ter sua exploração de forma mais planejada a fim de não esgotar o planeta para as gerações futuras.
O PROBLEMA Os “problemas ambientais” surgiram como importante preocupação na sociedade. Segundo os ambientalistas o consumo desenfreado de matérias primas sem reposição, a poluição, o desmatamento, entre outros, estão consumindo todos os recursos do planeta e dentro de algumas décadas tais recursos não estarão mais disponíveis. A iniciativa de introduzir o debate e a dimensão ambientais no interior da sociologia surgiu como uma resposta à intensificação dos impactos socioambientais negativos decorrentes da expansão econômica ou à reação social deflagrada por essas evidências de degradação.
Assim, para contrapor essas questões preocupantes, em todos os países têm se fortalecido movimentos populares por meio de reivindicações visando a proteção do meio ambiente. Esses