PROJETO MONOGRAFIA
Disciplina: PPP 3
Prof.ª Eneida Simões
Elisângela de Jesus Queiroz
Kit de Sobrevivência em Educação Especial e Monografia
Material de apoio:
PLETSCH, Márcia, DAMASCENO, Allan (organ.). Educação Especial e Inclusão Escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico. Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ, 2011.
Rio de Janeiro
Julho de 2013
Apresentação
O trabalho em questão possui a finalidade de abordar e formar a construção da compreensão de conhecimentos voltados para a mediação do processo de alunos com necessidades educacionais especiais. Tem como material de apoio principal o livro Educação Especial Inclusão Escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico. PLETSCH, Márcia, DAMASCENO, Allan (organ.). RJ: Ed. da UFRRJ, 2011., que foi utilizado por um ano e meio na turma de Educação Inclusiva do PPP da UERJ no período de 2012.1 à 2013.1. A teoria criada por Vygotsky, propõe que a criança com necessidades especiais sejam estudadas como variações qualitativas e não com variações quantitativas, tendo como parâmetro as crianças ditas “regulares”. Nossa finalidade é debater a relevância das representações e adaptações dos instrumentos e objetos para torná-los de fato acessíveis aos alunos que possuem deficiências educacionais especiais. O Kit em lide nos servirá, enquanto pedagogos em formação, como fonte primária de pesquisa para os conflitos que por ventura possivelmente venham a surgir diante das dificuldades encontradas na inclusão de alunos com deficiências e necessidades especiais de ensino.
Unidade I – Educação Especial
Estratégias Para o Ensino da Matemática para Cegos e Surdos
Estratégias por intermédio de cores e sons
Inicialmente é necessário que se estabeleça uma reflexão sobre como são compreendidos os conceitos de surdez e cegueira, pois estas são deficiências sensoriais que se caracterizam basicamente pela carência ou comprometimento de um dos canais sensoriais de aquisição de