Projeto medicina caseira
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Marcos
Município: Bom Princípio
Período de realização: fevereiro a julho de 2012
Duração: 5 meses
População alvo: 5º e 6º anos
Professoras envolvidas: Ligia Regina Angst e Josileni Hahn Tomazi
Justificativa:
O Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta. Na sua formação entraram além dos invasores europeus, os orientais, várias nações indígenas, tanto nativas como africanas, e desta mistura de povos e nações é que herdamos muito da "medicina caseira ". Quem não conhece os efeitos calmantes de um bom chá de Cidreira, efeitos digestivos do Boldo, ou o efeito desinflamatório da Tansagem ?
Certamente conhecidas desde que as enfermidades começaram a surgir sobre a face da Terra, as plantas voltam a adquirir nova importância no tratamento de saúde. A Natureza está à nossa disposição. Existem milhares de plantas que podem auxiliar o organismo nas suas funções corretivas ou neutralizam tóxicos e ajudam a eliminá-los. Atualmente os profissionais da área da saúde estão mais e mais conscientes dos efeitos excelentes dos chás e infusões com plantas e outros produtos naturais. Temos vários casos de melhoras fantásticas com o uso da Homeopatia, resultados excelentes com a Oligoterapia, melhoras nítidas com a introdução do Cogumelo do Sol à dieta dos idosos.
Não se pretende negar a eficácia da medicina moderna, nem tão pouco enaltecer as medicinas opcionais. Nossa posição é a que todos os caminhos têm suas verdades, e todas as formas de terapia apresentam suas limitações, então, procuramos utilizar os benefícios que cada uma delas pode nos trazer.
Neste projeto será encontrado oportunas recomendações que irão ajudar no combate as doenças correntes, elevando assim a qualidade de vida da comunidade.
Objetivos gerais:
Identificar as plantas medicinais existentes na comunidade, verificar seus princípios ativos e