RESGATE DO FOLCLORE PARA ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE
RESGATE DO FOLCLORE PARA ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE
Marcela
Patrícia
Pólo: Leme - SP
Considerações iniciais
O presente projeto foi elaborado com o intuito de promover o resgate das tradições do folclore brasileiro, tão importante e singular, porém, nos dias atuais muitas vezes deixadas de lado frente às tecnologias do mundo moderno.
É importante valorizar o folclore, pois ele representa o mais alto valor de uma nação, não importa em que setor se encontra ou a forma como pode ser classificado, pois está presente em todos os momentos de nossa vida, na canção de ninar, nas histórias, nos quitutes, nas cantigas de roda e brincadeiras, na maneira de falar, etc.
Justificativas
O projeto ajuda a identificar e reconhecer as tradições de um povo e suas manifestações, valorizando a maneira de agir, pensar, sentir. O folclore brasileiro é muito variado, e as diversas regiões costumam apresentar manifestações específicas, de acordo com a formação cultural de seu povo.
Basicamente, o folclore brasileiro apresenta três heranças culturais principais: a dos povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos trazidos para o País como escravos. Embora em menor escala, são também importantes as contribuições dos imigrantes europeus que começaram a chegar ao Brasil. O folclore brasileiro abrange vários tipos de manifestação, desde as crendices, lendas e superstições até os folguedos e as festas populares, passando por danças e comidas típicas.
A palavra folclore foi utilizada pela primeira vez pelo professor inglês William John Thoms, em 22 de agosto de 1846, data considerada Dia Internacional do Folclore. Folk, em inglês, significa povo, e lore, conhecimento. Folclore, então, seria um conhecimento emanado do povo.
Através do estudo do folclore será possível ampliar o conhecimento dos alunos sobre a cultura brasileira e conhecer