projeto maria goretti
Sabe-se que mesmo com a melhoria dos programas de atenção à saúde da mulher, ainda se tem o acompanhamento do pré-natal voltado para questões da saúde física vinculando a saúde da mulher apenas ao contexto biológico. Por essa razão, faz-se necessário um trabalho mais integral, em nível preventivo, no sentido de orientar a mulher grávida enfocando, além dos aspectos biológicos, os aspectos psicossociais e emocionais visando promover a melhoria da qualidade de vida.
Assim, pretende-se criar um grupo operativo com mulheres grávidas que estejam no primeiro trimestre de gestação, para tratar de questões referentes ao período da gravidez e puerpério tais como sexualidade, cuidados com o bebê, amamentação, alimentação e nutrição, etc. visando conscientizar a mulher do novo papel, minimizar a ansiedade própria deste período e oportunizar a troca de experiências. Objetiva-se com isso, desenvolver atividades que promovam a melhoria da qualidade de vida da mulher no ciclo gravídico-puerperal, enfocando os aspectosbiopsicossociais e emocionais que perpassam esse período.
Inicialmente as atividades serão voltadas para as mulheres grávidas e seus companheiros que estejam no primeiro trimestre de gestação da área de abrangência circunscrita à
UFRB, mais especificamente da Unidade Básica de Saúde do Cajueiro e que estejam realizando acompanhamento pré-natal. Os encontros serão desenvolvidos a partir de técnicas pedagógicas que estimulem a participação ativa e a construção do conhecimento baseada na interação e troca de conhecimento entre as participantes.
Serão realizadas oficinas para discussão de temas pré-selecionados, utilizando abordagem lúdica com dinâmicas grupais e individuais, exposição dialogada, entre outros, com diversos materiais didáticos além do uso de vídeos e textos que subsidiarão as discussões. Serão desenvolvidas nos alunos habilidades relativas ao trabalho em equipe e à atuação multidisciplinar, contemplando a