Projeto Mamãe eu Quero
Aluna: Nhatash Liliath Amaral
Seminário Integrador II
Professora: Dra. Helena Bier
Osório / setembro de 2012
I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
PROJETO: Mamãe eu quero
ACADÊMICOS: Nhatash Liliath N. de Campos Mello Fonseca do Amaral
LOCAL DE REALIZAÇÃO: Porto Alegre e Aguapés - RS
NOME: Pedro
FILIAÇÃO: Silvio (29) e Carine (22)
DURAÇÃO DO PROJETO: Seis semanas
De: 14/08/2012 até: 28/09/2012.
ORIENTAÇÃO:
II - OBJETIVOS DO PROJETO:
Os objetivos principais foram os de verificar o poder dos indicadores para a detecção precoce de problemas de desenvolvimento na primeira infância, e selecionar indicadores de desenvolvimento psíquico, através de observações mãe/bebê e/ou quem faz a função materna, em visitas domiciliares, observando como mãe cuida do seu bebê, como ele se organiza, o olhar de cada um, como ele se constitui e identificar nos fragmentos do cotidiano aquilo que a teoria apresenta.
III - SÍNTESE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ANALISADOS:
Quando fui visita-los, fui recebida pela avó materna que ajuda a cuidar do bebê, o pai não estava presente, pois trabalha todos os dias e fica fora de casa por volta de quatro dias por semana.
Nem sempre quem exerce as funções parentais é a mãe ou o pai, por às vezes é os tios, os avós, ou são partilhados por várias pessoas, como neste caso, que não é só a mãe, mas a avó que sempre sabe tudo do bebê e parece estar cada vez mais próxima por causa da ausência do pai.
FRAGILIDADE DA FUNÇÃO PATERNA
No ambiente da casa, são dois quartos e o bebê dorme com a mãe na cama do casal e o pai, quando está em casa, dorme em um colchão no chão, havendo assim uma desorganização. A mãe disse que o pai não gostou muito da ideia do bebê dormir em sua cama, mas aceitou, e ajuda a cuidar do bebê (dificuldade de se posicionar, para agradar a mulher não se posiciona como pai).
FUNÇÕES
Os bebês, para se desenvolverem de forma saudável, necessitam de