projeto saude bucal
JUSTIFICATIVA
A importância da Educação como processo de transformação social, e sua relação com a área de saúde é essencial, onde o conhecimento de ambas as áreas se integram, podendo promover mudanças de atitudes e comportamentos. O fato de a higiene bucal estar diretamente ligado à saúde geral e qualidade de vida contribui na proteção do organismo contra a instalação de doenças. Dentro desse universo, a saúde bucal deve ter um espaço reservado, devido à alta incidência de problemas encontrados em escolares. OBJETIVO GERAL Promover ações de prevenção às doenças bucais nos educando, O principal objetivo desse projeto é despertar o interesse mútuo dos alunos conscientizando sobre a necessidade de cultivar bons hábitos de higiene, para ter uma vida mais saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar métodos educativos e preventivos (escovação dentária, uso do fio dental, aplicação tópica de flúor, bons hábitos alimentares e de higiene) que favoreçam cuidados básicos com a higiene bucal;
Estimular os alunos a praticarem bons hábitos de higiene bucal individual e socialmente;
Demonstrar a importância da higiene no desenvolvimento físico e mental;
Disponibilizar material educativo, através das parcerias envolvidas no projeto;
METODOLOGIA
Os trabalhos serão realizados em duplas ou grupos, com a finalidade de produção de cartazes e exposições orais ou em mural, sendo efetivado de forma lúdica, contendo debates, questionamentos e diálogos.
As atividades serão desenvolvidas em etapas distintas dentro e fora da sala de aula. Na primeira aula, os professores em suas respectivas turmas farão a apresentação oral dos conteúdos, abordando a importância da conservação da dentição para a saúde geral do indivíduo e também aspectos de higiene e aparência individual, perante a vida em sociedade.
Serão discutidos ainda os benefícios ou resistências encontradas pelas crianças, jovens e adultos na relação com seus