Projeto: língua italiana
Autora: JOELMA DE OLIVEIRA LINO
OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver a habilidade de expressar ideias e opiniões em língua italiana, ampliar o conhecimento linguístico a ponto de compreender a língua tanto na sua forma escrita quanto na sua oralidade. Espera-se significativos progressos no conhecimento de vocabulário, diálogos entre os alunos e ampliação da visão de mundo ao conhecer os hábitos e os costumes de outra nação. Espera-se, também, que a competência gramatical seja ampliada por meio de músicas, poemas, contos e textos aleatórios na língua estrangeira em questão, e ao mesmo tempo, desenvolver pensamentos críticos, avaliando a própria cultura e a cultura apresentada, sem fazer distinção entre elas, mas sim compreender as diferenças de uma e de outra.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A sala de aula é um lugar complexo, contextual, em constante mutação e rico em processos individuais e coletivos. Por isso, os alunos participarão “ativamente” das atividades solicitadas, que poderão ser individuais ou em grupos (de no máximo três alunos cada). As atividades serão orais e escritas, promovidas durante as aulas, sempre com o auxílio do professor, quando solicitado. É importante que os alunos respeitem as falas uns dos outros, criando um ambiente agradável no qual todos sintam-se á vontade para participarem das atividades, contribuindo para um melhor aprendizado. No início de cada aula, o conteúdo da aula anterior será retomado com a finalidade de promover uma maior fixação do mesmo. Quanto às práticas de leitura e compreensão de texto, pretende-se fazer que os alunos deixem de usar com frequência os dicionários, induzindo-os a inferir mais sobre o sentido do texto.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
– Apresentação dos alunos e da professora; – Ficha de identificação dos alunos; – Identificar o nível de conhecimento que possuem da língua em questão; – Indagar o que pensam sobre a língua italiana e que grau de