PROJETO LITERÁRIO
Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio
INTRODUÇÃO
Partindo da concepção de que a leitura é a porta de entrada para o conhecimento, ou seja, uma ferramenta primordial de educação, pois a falta do hábito de leitura torna o educando menos autônomo perante a classe e a sociedade.
Ler e escrever são fundamentais para a vida pessoal do educando, pois ler é aprender, é compreender, é produzir sentidos. Neste projeto pretende-se promover um trabalho com a disciplina Literatura e Língua Portuguesa numa perspectiva mais contextualizada e intertextual. Trata-se de um projeto que visa mobilizar para o ato da leitura.
Durante quatro semanas, várias ações despertarão em todos os alunos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, o gosto pela leitura. Em cada dia, atividades envolvendo a leitura serão realizadas no intuito de despertar no educando a consciência da necessidade da evolução no seu desempenho no processo educacional e na vida pessoal e uma reflexão sobre suas práticas de leitura.
Para essa compreensão, serão apresentados textos da segunda fase do modernismo e do pós-modernismo que servirão de subsídio para esse diálogo discursivo, bem como estudo gramatical e produção textual.
Assim, a escola deve trabalhar a Literatura de forma intertextual, sendo esta, um recurso fundamental na construção de sentido dos textos, pois expor o aluno a uma diversidade de textos que dialogam entre si, é colocá-lo no cerne de uma questão fundamental para a língua e a produção humana que é a construção histórica do saber.
Nota-se então, que esse estudo dará ênfase à leitura, fruição e análise de textos literários, observando as transformações culturais trazidas pelo Modernismo e as características literárias assumidas pelos autores no momento de forma contextualizada, intertextual e interdisciplinar.
A Literatura como todas as artes reflete as relações do homem com o mundo e com seus semelhantes. Partindo do princípio de que a Literatura é um