Projeto literário "sede de leitura'
"Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é, sem dúvida, o livro.Os outros são extensão do corpo.O microscópio, o telescópio, são extensões da vista; o telefone é extensão da voz;temos o arado e a espada, extensões do braço.Mas o livro é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação.”
Jorge Luís Borges
“O livro” conferência pronunciada na Universidade de Belgrano, Buenos Aires, 24/5/1978
Instituição: Biblioteca da UEB Professor Ronald da Silva Carvalho
Publico Alvo: alunos do 1º e 2º ciclo de aprendizagem do Ensino Fundamental
Descrição da Ação: O trabalho “PROJETO LITERÁRIO: SEDE DE LEITURA”, elaborado pela professora e coordenadora já supracitadas, partiu da análise realizada nas salas de aula da UEB Prof. Ronald da Silva Carvalho, que visa favorecer o resgate da literatura a partir dos grandes escritores infantis, bem como despertar e desenvolver o gosto pela leitura. Constituindo-se estes, nos objetivos principais do trabalho. O Projeto contará com a realização de diversas atividades, a exemplo de rodas de leitura, dramatizações, confecção de livros coletivos e individuais, de máscaras, danças, entre outras. Tais ações, no entanto, não são descritas no corpo do trabalho, o que dificulta sua análise e avaliação.
Histórico: A dificuldade dos nossos alunos em relação à leitura, interpretação de textos e gravuras ocasiona dificuldade de assimilação e compreensão em todas as disciplinas. O estímulo à leitura tem como objetivo a formação de leitores competentes, capazes de ler e compreender qualquer tipo de texto com competência e só assim exercer a plena cidadania. Muitos alunos lêem, mas não conseguem compreender o que leram, apenas decodificam os signos da língua, ou seja, são alfabetizados funcionais. Conseguem ler pequenos textos, mas à medida que se deparam com textos que apresentam alguma complexidade, as dificuldades de interpretação e compreensão aparecem. Segundo pesquisadores,