projeto leitor
Faculdade de Educação
Disciplina: Princípios e Propostas Metodológicas de Alfabetização
Proposta de Formação de Leitores
Professora: Maria Conceição Pillon Christofoli Aluna: Fernanda Teixeira da Silva Junho/2013
Colégio Farroupilha
Projeto: Minha escola LÊ!“ Ler e escrever...viajando em nossa literatura”
“ Viajar pela leitura
Sem rumo, sem intenção
Só para viver a aventura
Que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
Quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
Você vai me entender.
Megulhe de cabeça
Na imaginação! Clarice Pacheco
►Dados sobre a Escola:
Fundado em 1886 pela Associação Beneficente Alemã, uma entidade criada para auxiliar os imigrantes alemães e seus descendentes, o Colégio Farroupilha tem suas origens na Escola de Meninos, conhecida na época pelo nome de Knabenschule des Deutschen Hilfsverein (Escola de Meninos da Associação Beneficente Alemã). A instituição funcionava em salas alugadas pela comunidade evangélica no centro de Porto Alegre.
Foi Wilhelm Ter Brüggen quem propôs, em 1876, a criação da Escola, que deveria receber crianças de seis anos e prepara-las para, aos 14 anos, terem fluência nas Línguas Alemã e Portuguesa e condições de estabelecerem seus próprios negócios. Nessa época, não existiam colégios organizados como há hoje. A ideia levou dez anos para ser implantada.
Em 1892, a Associação comprou um terreno na rua São Rafael, na avenida Alberto Bins, onde hoje é o Hotel Plaza São Rafael. Três anos depois, foi inaugurada a sede própria do Colégio. Em 1904, começou a funcionar a Escola de Meninas, pioneira na Educação Infantil por oferecer o primeiro Jardim de Infância do Rio Grande do Sul e o terceiro do Brasil. A instituição marcou história na