pensamento congelado
O livro é um meio essencial para conhecer os valores, os saberes e a imaginação humana. Hoje as crianças vivem um mundo diferente em que as coisas já estão praticamente prontas, elas não precisam pensar e sonhar, como as crianças no passado, onde as dificuldades eram maiores, porém a felicidade da conquista maior ainda.
A leitura está sendo abandonada, dando lugar a um congelamento no pensamento humano. O que era garantia de desenvolvimento mental, tornou-se algo “ultrapassado”. Com o desenvolvimento tecnologia , o tempo passou a ser corrido e as pessoas dizem não poder ler devido a isso, porém é possível observar que fazem outras coisas de menor importância.
A ausência do hábito literário torna os indivíduos presas fáceis para a manipulação. A pessoa que não possui o hábito da leitura essencial na sua rotina pouco desenvolve seu pensamento crítico diante dos problemas sociais, sendo facilmente manipulados por pessoas que agem equivocadamente, como é o caso de alunos que se associam a grupos que praticam maldades nas escolas. Tais pessoas se deixam ser manipuladas por ideias inadequadas aos padrões de convivência social, causado muitas vezes pela falta de leitura.
O incentivo à leitura “abre” mentes para a aceitação dos diversos padrões sociais, aprendendo a respeitar as ideologias, níveis culturais e escolha sexual. Sendo assim, cabe aos pais a função inicial de incentivar seus filhos a lerem, os quais aprenderão a conviver com as diferenças e construir sua própria personalidade, sem que a opinião alheia interfira diante a sociedade, ou seja, sem serem manipulados pelos outros.
Pessoas que não são leitoras têm a vida limitada à
Comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas com ideias próximas das suas. É nos livros que temos a chance de entrar em contato com algo novo, conhecer outras épocas e outros lugares, e com eles, abrir a cabeça.