projeto
PROJETO “ÉTICA E PLURALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA
CIDADÃ.”
AUTORES: Alessandra de Sousa Lima
Sueli Duarte da Costa Moraes
Isylla Mônica Alves Nunes
Belarmino Ferreira de Albuquerque
Marcos Caetano França
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
EEFM Presidente Vargas- Crato –CE
RESUMO
O projeto interdisciplinar “ Ética e pluralidade na construção de uma escola cidadã”, desenvolvido por professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Educação
Física e Geografia, destinado aos alunos do ensino fundamental e médio da Escola de
Ensino Fundamental e Médio Presidente Vargas, tem como principal objetivo, o desenvolvimento de ações pedagógicas que contemplem valores morais e éticos; e que respeitem as diferenças culturais e étnicas da comunidade escolar.
Destacamos também a importância de reconhecer o diálogo como fonte transformadora da sociedade; e a busca da solidariedade nas relações interpessoais.
E, através dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto, pudemos observar a participação efetiva dos alunos em atividades trabalhadas no âmbito da escola e fora dela; e que contemplam a educação ambiental, experiências de sustentabilidade; e a prática de atividades esportivas, visando promover a integração do aluno dentro da comunidade escolar e o exercício da cidadania.
PALAVRAS CHAVE: interdisciplinar; ética; diálogo; educação ambiental; cidadania.
2
BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Vargas teve seu início com o nome de Escolas Reunidas da união dos Trabalhadores do Cariri, situada à Rua
Nelson Alencar,250. Em 28 de abril de 1956, por ato do Poder Executivo, publicado no
D.O de 05/05/1956 foi elevado a categoria de Escola Presidente Vargas, em homenagem ao Exmo Sr Presidente da República Getúlio Vargas; continuando a funcionar no mesmo endereço até setembro de 1973.
Com a ampliação da lei 5.692/71 de 11 de agosto, o então governador do Estado usa de suas atribuições no tocante aos problemas educacionais da época e decreta: