Projeto Lava Rapido
Período de duração: 4 semanas (08 aulas)
Público Alvo: Alunos da Rede Pública do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Disciplinas: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias ( Língua Portuguesa) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Sociologia)
Justificativa: O presente projeto visa explicar o recente escândalo que está acontecendo no País e faz compreender uma pequena parte dos protestos que vem ocorrendo em âmbito Nacional. Nos últimos meses grande parte da população e estudantes saíram às ruas para protestarem e educadores aproveitaram o contexto e incluíram o tema atual em sala de aula. Os brasileiros pagam altas quantias em impostos, que deveriam beneficiar setores como educação, saúde e segurança garantindo qualidade de vida. O Brasil encontra-se em meio a muita corrupção e essas áreas ainda necessitam de muitas melhorias.
Objetivos:
Os professores realizando atividades nas salas aulas de forma interdisciplinar, com o objetivo maior analisar e proporcionar entendimento do que representa este grande escândalo de corrupção, a chamada operação lava jato deflagrada em março pela polícia federal, investiga um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado ilegalmente R$ 10 bilhões, parte deles recursos desviados da Petrobrás, que colocou mais uma vez o nome do nosso País negativamente perante o mundo inteiro.
Desenvolvimento Metodológico:
O tema deverá ser apresentado nas aulas de Sociologia com a utilização de uma mídia audiovisual, em forma de aula expositiva com o auxílio do MS-PowerPoint o professor criará apresentações de uma forma atrativa para o entendimento deste assunto atual, onde muitos não tiveram o acesso a estas informações. Os alunos terão momentos para debaterem o tema e fazer suas anotações a serem utilizadas na continuidade do projeto.
Nas aulas de História o professor proporcionará a exibição do Filme Nacional polêmico “Tropa de Elite 2”, onde registra grandes exemplos de corrupções que