Fluxo de Caixa / Ponto de Equilíbrio
Introdução
O objetivo é apresentar de forma simples o projeto de instalação de lava rápido com o oferecimento do serviço de lavagem e enceramento de veículos automotores de pequeno e médio porte. O foco do projeto não é a elaboração de um Plano de Negócio para a instalação de um lava rápido, mas sim prover uma ferramenta para fazer a análise econômico-financeira que é parte do Plano de Negócio. Portanto, a descrição do negócio aqui apresentada visa apenas a propiciar o entendimento da planilha. Além do mais, um lava rápido é um empreendimento com uma organização simples e muito conhecida.
Os lava rápidos são considerados microempresas e colaboram para o desenvolvimento das cidades, empregando colaboradores, distribuição de renda e atendem outros setores da economia.
Além de tudo é necessário se adequar as leis ambientais, não desperdiçando o seu bem maior que é a água (um dos recursos naturais que pode tornar escasso ao longo dos anos se não preservarmos), tratando seus efluentes de forma correta e a devida reutilização da água.
É fato e evidente que esse tipo de serviço não há nenhuma fiscalização e não segue as leis ambientais para auxiliar o meio em que vivemos. Porém, a organização terá essa preocupação.
Os investimentos necessários para que se possa montar uma determinada organização deste ramo está diretamente ligada à visão do empreendedor; entretanto, seja qual for o plano de negócio do empreendedor, os proprietários de empresa privada sempre esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados econômicos e financeiros (lucro e caixa) adequados por longo prazo.
Neste estudo não abordamos “capital de giro”, apenas propomos, através da planilha, resultados que possam ser gerados pelo próprio investimento.
Sumário
1. Introdução
O primeiro lava rápido surgiu em 1914 em