Projeto jornal escolar
Silvana Estedile¹
Resumo: Relata-se a revitalização do jornal escolar e incremento de atividades pedagógicas relacionadas em articulação com a mídia informática, para promoção das competências de Leitura/Interpretação/Escrita/Pesquisa, em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Alto Paraíso/RO. Os resultados obtidos apontam que a produção de um jornal na escola (disponível em: http://www.teduc1001.net/midias1/silvana.htm), propicia desde o trabalho com o letramento do aluno, por meio da escrita – e leitura – de textos por eles mesmos produzidos, até a sua formação crítica e cidadã, bem como o protagonismo do aluno.
Palavras-chave: Mídias; Oralidade; Escrita; Jornal escolar.
Introdução
A educação do Século XXI vem apontando cada vez mais, a necessidade de se utilizar recursos e técnicas, que propiciem o despertar do aluno, de maneira abrangente e participativa, a fim de criar uma visão crítica e consciente em relação às transformações do mundo.
É nesse contexto que o uso do jornal no espaço escolar, juntamente com a informática como instrumento para desenvolver e ampliar a compreensão de leitura e escrita, vem contribuir significativamente para a criação de um elo entre os conteúdos teóricos dos programas escolares com a realidade escolar e social. Utilizar essa mídia impressa/internet com enfoque didático no ambiente escolar pode promover a formação do aluno em diferentes situações de aprendizagem e metas educativas.
Nesta perspectiva, o projeto Jornal Escolar foi implantado na E.E.E.F.M. Laurindo Rabelo no município de Alto Paraíso-RO no primeiro semestre de 2011. Todavia, ao início do ano letivo de 2012, encontrava-se subutilizado, senão inativo, sem novas edições. Como também, desde a implantação do projeto, não se tem dados quanto a sua efetiva contribuição na aprendizagem, principalmente referente às questões de leitura e interpretação de textos.
Por isso, foi proposto conforme se