PROJETO INTERVEN AO EMERGENCIAL
DIFICULDADES ENCONTRADAS NO SETOR DE PROTEÇÃO EM SITUAÇAO DE CALAMIDADES PÚBLICAS E DE EMERGENCIAIS
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa busca responder as indagações iniciais de alunas-pesquisadoras, sobre a demanda do setor de Serviços de Proteção em Situação de Calamidades Públicas e de Emergenciais da Assistência Social de Várzea grande – Mato Grosso. Analisar as novas configurações e demandas que se expressam nos espaços sócio ocupacionais, bem como a violação de direitos a que também é submetido o profissional na condição de trabalhador assalariado.
Busca compreender os elementos centrais que contribuí para que a assistência social alcance o status de política social, de direito do cidadão e dever do Estado a partir do disposto na Constituição Federal de 1988 - CF/88 e na Lei Orgânica da Assistência Social de 1993 – LOAS/93.
Apresenta-se um breve histórico do Serviço Social ocupacional nesta área e a demanda atual de sua inserção e desenvolvimento. Compreende-se o campo social enquanto uma área interdisciplinar e intersetorial que pauta para diversas categorias profissionais, a necessidade de aprimoramento de reflexões e metodologias para que se criem e/ou se fortaleçam as redes pessoais e sociais de suporte de pessoas e comunidades, população-alvo de tais intervenções.
Defende-se que as diretrizes implantadas direcionem-se para o conceito de trabalho em equipe e constituição de rede, estruturada em diferentes níveis de assistência. Trabalha-se a partir dos conceitos de campo e núcleos de saberes, entendendo-se o campo enquanto um espaço interdisciplinar de atividades comuns e o núcleo como centro específico de cada profissional.
OBJETIVO
GERAL:
Identificar no setor emergencial da Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande as necessidades e dificuldades enfrentadas no cotidiano, diante das demandas da instituição,