PROJETO INTERDISCIPLINAR:
A diversidade sociocultural no conto de fada – releitura que se faz na tradição oral.
Conteúdos abordados: estruturas textuais: da narrativa à dramatização; aspectos socioculturais, econômicos e geofísicos; uso de material reciclável; cálculos e medidas.
Temas Transversais: Ética, Cidadania e Meio Ambiente.
Público indicado: alunos do Ensino Fundamental II.
Objetivos
• Estabelecer relações entre a leitura e a realidade vivida;
• Promover o trabalho e a colaboração entre grupos;
• Conhecer manifestações culturais diferentes do seu contexto social;
• Respeitar as diferenças socioculturais;
• Protagonizar projetos escolares;
• Integrar o conhecimento advindo das diferentes áreas do saber;
• Valorizar suas produções, a partir da socialização do conhecimento adquirido.
Obras correlacionadas:
As aventuras de Pinóquio. De Carlo Collodi. A leitura deste e de outros contos de fadas poderá incentivar o trabalho de recriação de histórias tradicionais de acordo com aspectos socioculturais.
Coleção (Re) fabulando. Vol. I ao VII. Essa coleção apresenta narrativas herdadas da rica cultura popular brasileira, encantadas pelo tempo, reescritas de maneira poética e simples.
Meu Brasil de A a Z. De Ulisses Tavares e Maria Galas. Neste livro o leitor tem um panorama da diversidade cultural brasileira em versos e em obras de arte.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR ÁREA DO SABER
DIÁLOGO COM A CLASSE SOBRE O PROJETO: explique aos alunos que o objetivo principal da leitura da obra será a elaboração e apresentação do texto em dramatização teatral. Para tanto, várias atividades serão desenvolvidas, principalmente em grupo. Dentre as atividades, os alunos farão leituras, interpretação, pesquisas sobre a origem do texto e adaptação para a linguagem do gênero dramático.
Linguagem
1. Leitura do livro: antes da leitura da obra, recorde com os alunos a história de Cinderela. Explique-lhes que há muitas versões para este conto de fada.