Projeto Interdisciplinar
O PROFISSIONAL DE TI (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) NO MEIO PÚBLICO E PRIVADO
Cizário Uferro (FATE)
Itallo Gomes (FATE)
Jonathan Saldanha (FATE)
Tiago Viana (FATE)
Prof. Paulo Regis (Orientador/FATE)
Profa. Otilia Nogueira (Coordenadora/FATE)
RESUMO: O presente trabalho propõe-se a apresentar as principais diferenças entre os profissionais da área da Tecnologia da Informação que atual no setor público e no setor privado, visando o quão são os apoios e desafios que os mesmos enfrentam hoje, para elevarem suas carreias tão quanto possível dentro de cada setor em que operam.
PALAVRAS-CHAVE: TI, profissionais, publico e privado.
INTRODUÇÃO
As tecnologias da informação representam o conjunto de ferramentas físicas e lógicas, que são utilizadas tanto para armazenar e processar informações quanto para transmiti-las à distância. Ao longo das últimas décadas, as TIs vêm influenciando as atividades humanas. De diversas maneiras, as tecnologias mudam a forma como as pessoas trabalham, relacionam-se e comunicam-se.
Estas tecnologias atuam diretamente no ambiente, exigindo adaptações e alterações dos padrões estabelecidos socialmente. Esta influência não se limita apenas ao âmbito individual, sendo também percebida no âmbito das organizações. As TIs desempenham um papel importante no modo como as organizações atuam e, em especial, na forma como estas interagem com o ambiente. Outra constatação é que, ao longo das últimas décadas, as TIs vêm assumindo um papel importante para organizações públicas quer seja no cenário brasileiro, quer seja no cenário internacional. Suzart (2011, p.367 apud EPSTEIN e REJC 2005, p. 22) apontam que, na atualidade, as TIs têm influenciado as organizações das seguintes formas:
a. Aumento da produtividade e da capacidade operacional;
b. Redução do tempo necessário para a realização das atividades;
c. Melhorias na qualidade e no desempenho organizacional;
d. Redução de custos e