projeto interdisciplinar 2
APP-GP1-EF-EQUIPE I
Prof. Orientador (a) Karina Oliveira Andrade
Resumo
Estudo em formato de projeto interdisciplinar a tem como objetivo apontar a influência da brincadeira e do jogo na formação do comportamento social de crianças e adolescentes. O presente trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica feita por sete professores de escolas da Rede Estadual de Ensino, na cidade de Salvador e região Metropolitana, com a finalidade de coletar dados que serviram como subsídio para o presente trabalho. Os principais elementos discutidos deste projeto são: a brincadeira como atividade da criança e do adolescente, o desenvolvimento da Zona de desenvolvimento proximal através do jogo e/ou brincadeira; a formação social da criança sob influência do Jogo, das Regras e a influência do jogo na formação social da criança. Conceitos morais, sociais, formação de valores, socialização e comunicação podem ser desenvolvidos através da brincadeira e dos jogos. Tendo como objetivo, incentivar a pratica esportiva, e propiciar aos participantes o espírito cooperativo de sociabilidade, cordialidade, bem como o respeito às regras ,salientando a importância da atividade esportiva para a saúde física e mental.
Palavras-chave: Jogo. Comportamento. Socialização
2. DESCRIÇÃO
Participantes: O projeto será executado com alunos de diversas escolas públicas estaduais em Salvador, Região Metropolitana e do interior do estado, com características e especificidades próprias. Cronograma de execução: Será executada em fases distintas, da apresentação à execução, em quantas fases forem necessárias para cumprir o cronograma devido à especificidade de cada unidade escolar.
3. JUSTIFICATIVA
Historicamente, o jogo é uma atividade inventada pelo homem. Suas principais características são movidas por intenções e curiosidades que despertam e estimulam o processo de criação em seu praticante, modificando, de maneira imaginativa, a