Projeto Inter II
Definiremos esta parte tomando como base o composto de marketing que são os (4 P´s):
Produto: Café de grão de Jacú, que passa por um processo de “fermentação” dentro do próprio animal, sendo este considerado como um café Gourmet que são cafés considerados mais raros e exclusivos e excelentes, que possuem somente atributos de qualidade positivos e características únicas e marcantes.
Preço: Como se trata de um café Gourmet, o preço será um pouco diferenciado em relação aos demais tipos. O preço será estipulado de acordo com a média de preço de outras marcas de café Gourmet ou seja, será praticado o preço de mercado.
Praça: O ponto inicial para a introdução do café de grão de Jacú serão as cafeterias de alguns países da União Européia, não limitando - se apenas a esta praça, pois também serão estudadas as possibilidades de vendas em mercados e outros.
Promoção: No quesito promoção, teremos nossa página na Internet com informações que vão desde o seu cultivo até os pontos onde se pode encontrar o produto. Serão realizados comerciais em rádios e TV, além de banners espalhados pelas cidades, porém o nosso principal foco de promoção será a distribuição de amostras grátis para degustação em cafeterias.
8.2. Estratégias
Primeiramente, a empresa de exportadora de cafés nobres vai observar a taxa de crescimento do consumo de café na União Européia e o perfil dos clientes consumidores de café. Vamos analisar a situação financeira dos países que consomem este produto. Também é muito importante observar os concorrentes atuais e os novos concorrentes, a legislação de cada país a ver quais impeditivos e ajuda que teremos, além dos canais de distribuição para o nosso café Gourmet.
Em outras palavras, a empresa vai monitorar as forças macroambientais e os microambientais importantes que irão afetar nossa habilidade de obter lucro.
Em posse de todas estas informações, vamos procurar as melhores oportunidades, ou seja, verificar em quais pontos