Projeto Integrador
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
PROJETO INTEGRADOR
GUARAPUAVA
2014
EZIQUIEL BARBOSA
PROJETO INTEGRADOR
Trabalho a ser entregue ao Professor José Domingos Ritta Cubilla, referente ao projeto integrado na disciplina de Microeconomia, no 2º Bimestre do curso de Administração.
GUARAPUAVA
2014
1) A organização industrial surgiu como crítica a Microeconomia tradicional. A insatisfação com o modo pelo qual eram tratados as firmas e os mercados levou ao surgimento de algumas tentativas de rompimento, notadamente no final dos anos 1930. Quais eram as principais objeções feitas à análise prevalecente? E quais foram as principais respostas?
Resposta: A interdependência das ações da firma e de suas concorrentes em mercados oligopolizados, onde a ação de uma empresa afetava o retorno esperado pelas demais. Diante disso surgem as ineficiências alocativa do fato do preço ser maior ao custo marginal, a ineficiência produtiva onde ocorre a perda da motivação da firma que desfruta de lucros elevados e ineficiência dinâmica onde sem concorrência diminui o estímulo. As economias de escala (reais, pecuniárias) irão direcionar ações e esforços dentro da firma. Tendo como resposta a concorrência, várias empresas produzindo o mesmo produto.
2) Alguns tipos de periódicos (como o Primeiramão em São Paulo) são especializados em anúncios. Jornais como este podem ser considerados como participando em um mercado em duas partes? Explique sua resposta.
Resposta: Os periódicos especializados em anúncios participam no mercado em duas formas, uma integrando seus clientes no mundo das informações tornando os atualizados, e de outra forma vendendo seu produto e lucrando com seu negócio, ou seja, colocando os vendedores próximos dos clientes e os clientes próximos dos vendedores.
3) O domínio de tecnologia não disponível às demais firmas é um dos objetos de desejo de qualquer firma. Mostre as implicações desse