Artigo para ser resenhado
Possibilidade de acesso, processo de conseguir igualdade de oportunidade em todas as esferas da sociedade (ONU)
Débora Conforto
2
Lucila Maria Costi Santarosa
3
Resumo: Este artigo pretende refletir sobre os conceitos estruturadores de uma nova base éticocultural para a sociedade e legitimar o potencial das novas tecnologias da informação e da comunicação como eficientes agentes de democratização de espaços propiciadores de experiências de conhecimento. Discutimos a problemática da acessibilidade à WEB com o objetivo de forjar estratégias que potencializem a participação de pleno direito a todos os sujeitos, efetivando a igualdade de oportunidade e o respeito à diferença no emergente ciberespaço.
Palavras-Chave: Acessibilidade - Inteligência Coletiva - Heterogeneidade
Abstrat: This paper intends to reflect about the structural concepts of a new ethics-cultural basis for society and legitimize the potential of communication and information’s new technologies as efficient agents of democratization of spaces which can allow experiences of
knowledge. We discuss the
problem of the accessibility to the WEB with the objective of forging strategys which potencialize the participation of all individuals with plenary rights, bringing into effect equality of opportunities and respect to differentiation in the emerging ciberspace.
Key-words: Accessibility- Collective Inteligence - Heterogeneity
1. Introdução
A revolução tecnológica tem modelado novos espaços e tempos e estruturado novos conceitos culturais e sociais que têm condicionando uma dimensão humana planetária. As novas tecnologias da comunicação e da informação começam a potencializar a construção de uma sociedade que, ao renunciar às lógicas de exclusão, aproxima-se da utopia possível de inserção para todos os seus atores sociais.
1
CONFORTO, Débora e SANTAROSA, Lucila M. C. Acessibilidade à Web :
Educação: Teoria, Prática – PGIE/UFRGS. (no prelo).
Internet