PROJETO INTEGRADOR
CADEIA DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA REVERSA
JOSÉ MARIA DE RESENDE
RA: 1148789
TECNÓLOGO EM LOGISTICA
BATATAIS
2015
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
JOSÉ MARIA DE RESENDE
RA: 1148789
PROJETO INTEGRADOR
PROJETO INTEGRADOR APRESENTADO A CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA OBTENÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA, SOB A ORIENTAÇÃO DO PROF. RANDAL FARAGO
BATATAIS
2015
O PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS E A CONSCIENTIZAÇÃO DA OUROFINO
1- INTRODUÇÃO
Irei falar sobre o descarte de medicamentos realizado pela Ourofino e a sua importância para que não prejudique o meio ambiente.
Assim como o problema que encontrei sobre esse tema, muitos colaboradores não sabem do descarte consciente desses medicamentos, ou seja quase 95% dos colaboradores. A hipótese, objetivos gerais e específicos e a justificativa que é o porquê de escolher esse tema é a falta de informação. A logística reversa recentemente tornou-se importante, devido ao fato de as organizações estarem preocupadas com a sua imagem e também com as pressões políticas existentes.
O consumidor passou a ser mais rigoroso na compra de produtos da Ourofino que adotam a prática, sabendo que o produto é mais barato e traz os mesmos benefícios, sabendo disso a Ourofino passou a se preocupar e a investir no ramo reverso.
A Ourofino tem cinco motivos para se fazer à logística reversa:
✓ Sensibilidade ecológica
✓ Redução de custos
✓ Pressões legais
✓ Redução do ciclo de vida do produto
✓ Imagem diferenciada
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atualmente ela e o Ministério da Saúde em um acordo setorial para que as responsabilidades sobre as sobras de medicamentos sejam compartilhadas pelos envolvidos na cadeia de produção. Ou seja, fabricantes, farmácias e consumidores deverão tomar as devidas medidas para reduzir a sobra e o recolhimento de medicamentos.
Diante disso como a Ourofino conscientiza os colaboradores