Projeto integrador
A gestão financeira é uma área funcional presente em toda organização, sendo uma área tradicional que vem ao longo do tempo crescendo . E assumido um papel preponderante, deixando de ser apenas um centro de apuração de resultado e análise de contas a pagar/contas a receber, para torna-se um ponto de fator crítico de sucesso. A área financeira é responsável por proporcionar a atividade final da empresa . É nesta área que as análises, decisões e direcionamento dos recursos da empresa são definidos.
A ótica de atuação do setor financeiro se resume em uma integração de alcance de recursos, utilização destes e por fim controlá-los. Essa integração traze dua respostas a empresa
Controle estável da operação: É essencial que o custo necessário para a operacionalização do negócio (estoque, por exemplo) tenha estabilidade de forma a permitir que os compromissos e demandas não sofram impactos.
Rentabilidade: Toda empresa com fim lucrativo deve ter sua atenção voltada para a rentabilidade da operação, caso a empresa não seja rentável não tem porque permanecer operando. Esta análise é realizada, levantada e acompanhada pelo setor de finanças da empresa (independente do seu tamanho ou complexidade)
4. CONTROLES INTERNOS FINANCEIROS
a) CONTAS A RECEBER
A cada operação de venda a prazo gera-se um documento, podendo ser uma cópia da nota fiscal, duplicata, bloquete de cobrança bancária, ou uma planilha de venda em que registre pelo menos o nome do cliente, o valor e a data de vencimento b) CONTAS A PAGAR A cada compromisso que a empresa assume perante a terceiros deve ser gerado um documento, podendo ser uma cópia da nota fiscal, duplicata, bloquete de cobrança bancária, ou uma planilha em que conste pelo