logistica de distribuiçaõ de alimentos
1.1 Produtos Perecíveis
Os alimentos apresentam perecibilidade curta, e precisam manter suas características próprias para um determinado tempo de consumo. O artigo procura esclarecer quais os fatores críticos na logística de distribuição de alimentos, tendo como fator principal a perecibilidade.
A distribuição de alimentos perecíveis exige das empresas do ramo adequação de seus veículos, para evitar perdas nas etapas de entrega, priorizando a temperatura dos alimentos, e garantindo assim seu ótimo estado até chegar ao consumidor final.
Embora toda a cadeia de distribuição de alimentos perecíveis seja de complexidade significante, a logística sempre assumiu papel de grande importância na redução de inúmeros problemas, refletindo na qualidade do abastecimento.
Os alimentos, muitos são de alta sensibilidade e grau elevado de deterioração química, fisiológica e biológica, muitos desses produtos não podem ser estocados por muito tempo, e também está totalmente fora do propósito da demanda, propriamente dita, fazer esta estocagem, devido ao alimento ser de alto giro no mercado.
O Brasil está entre os países que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo dados recentes (2009), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). São mais de 10 milhões de toneladas, cerca de 40% da produção agrícola, não chega ao seu destino final, destino que deixa a vida de aproximadamente 54 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza. Fig. 01 Ilustração Análise Produtos
2.0 Logística de Distribuição de Alimentos Perecíveis
Genericamente os alimentos perecíveis são aqueles sensíveis a qualquer tipo de deterioração, seja biológica, física ou química e que podem ter prejudicadas as suas qualidades para comercialização e consumo se não forem devidamente acondicionados na origem, conservados, transportados, dispostos adequadamente nos pontos de venda e nos locais de utilização.
No atual contexto de competitividade dos