Projeto Integrador
A sociedade recente está passando por grande mudança e avanço tecnológico no setor de comercio, como o surgimento das redes de computadores para a ligação entre matriz e filial da empresa, que tem a finalidade de aumentar a produtividade e a lucratividade.
Com o surgimento dessa tecnologia, os supermercados encontraram a necessidade de adaptarem-se a esse avanço devido a maior competitividade de seus concorrentes, de forma que, ao se adaptar às exigências do mercado, o empresário terá controle da entrada e da saída de mercadorias das lojas, pois o ele irá ganhar o planejamento de compras e terá maior controle das finanças da empresa.
Um empresário lojista que não se adapta a essa realidade fica destinado a sucumbir em seu empreendimento, pois o empresário não poderá competir com a concorrência, uma vez que seus concorrentes possuem sistemas digitais de fácil verificação de erro em qualquer setor da loja.
Pensando nisso, foi formulado o presente trabalho, com a intenção de propor a implantação de um ambiente estável, possibilitando o crescimento das lojas do empresário a curto, médio e longo prazo, com métodos eficientes para que o empresário do setor lojista muito resistente à tecnologia possa se adequar às exigências da atualidade.
Objetivo geral
Em um contexto de acelerada mudança, grande concentração, alta concorrência e competitividade que vive o setor lojista, a definição de uma estratégia que utiliza meios manuais de controlar todas as mercadorias torna-se difícil, principalmente ao empresário de pequenos supermercados que deseja crescimento de porte e trabalhar com recursos reduzidos.
O presente trabalho apresenta uma proposta para auxiliar o empresário do setor de comércio de supermercados na criação de estratégias e soluções para a área de tecnologia da informação que permitam a concorrência com outras empresas que já utilizam meios tecnológicos em seus empreendimentos.
Assim, este projeto tem como