projeto integrador
PROJETO “ART STREET”
Idealizador: Marcos Antônio Serafim Bernardes Junior RA: 421.181.367.4
Seguimento: Danças Urbanas
APRESENTAÇÃO
A Cultura Hip Hop originou-se por volta dos anos 70. A utilização do termo Hip Hop (que quer dizer qualquer coisa como "salta", ou "anda", ou mesmo "põe-te a milhas") para denominar este conjunto de manifestações artísticas e culturais terá surgido com tal de Love Bug Starsky, que nos seus Raps costumava repetir "Hip Hop, you don't stop". Afirmando-se como uma forma de pacificação das guerras de gangs que assolavam o bairro nova-iorquino e negro do Bronx, o Hip Hop define-se como uma filosofia de não violência, expressada através de “4 Elementos” Principais: MC (Master of Cerimonies), DJ (Disc Jockey), B.Boy ou B.Girl – Breaking (Dançarino/a) e Graffiti (Desenhos Artíticos e Poéticos que expressam a Realidade do Bairrodo), pensado pelos seus líderes, muitos deles ex-membros de gangs, foi o caso do MC Afrika Bambaata, juntamente com o Jamaicano DJ Kool Herc (Herc é abreviação do apelido Hércules, pois ele era extremamente forte para a época), que eles iniciaram essa Cultura que; anteriormente eles denominavam “Zulu Nation”, pois o movimento era frequentado apenas por negros inicialmente.
E a partir da evolução dessa Cultura até o presente momento, muita coisa mudou, como a inserção de mais modalidades de dança, consideradas também, como danças da cultura Hip Hop. E tendo em vista essa evolução, diversos projetos foram criados com o intuito de expandir essa cultura, sendo de forma privada, pública, individual, por Cias, ou por Grupos Independentes.
Atualmente existem diversos Projetos referentes às Danças Urbanas em São Paulo, porém, são poucos que tem foco em Obras Sociais. É por isso que decidi seguir esse elemento – ONGS. O Projeto Art Street é focado em adolescentes entre 12 e 14 anos, que moram na região da Zona Leste de São Paulo, em regiões carentes de Projetos Socioculturais,