PROJETO INTEGRADOR
Forno de Indução
São Paulo
2013
Forno de Indução
Relatório do Projeto Integrador apresentado à disciplina Projeto Integrado I, para compor entrega e apresentação do projeto e obtenção da nota parcial da disciplina, do curso de Engenharia Elétrica, quinto semestre, da Universidade Nove de Julho.
Orientadores: Profº: Antônio M. Alves Morais Profº: Milton Zanotti Júnior
São Paulo
2013
RESUMO
O presente projeto trata-se da construção de um forno de indução, que deverá funcionar através do mesmo princípio do transformador, no qual deve ser composto por um núcleo circular (U + I), que pode ser desmontável, uma bobina no primário e uma segunda bobina no secundário que deverá ser constituída de apenas 1 espira onde essa deverá aquecer excessivamente e esse calor deverá derreter estanho quando o primário estiver energizado.
Para construção desse produto foram utilizadas peças usadas de outros transformadores usados para outras aplicações, com exceção do fio utilizado para o enrolamento da bobina.
Foi construído um transformador com um enrolamento primário de 1340 espiras, e um secundário com uma barra de cobre para executar tal função sendo apenas 1 espira. O forno, quando ativado, foi capaz de derreter estanho em aproximadamente 2 minutos.
LISTA DE FIGURAS
Figura.1 Representação gráfica do fluxo magnético.
Figura.2 Indução Eletromagnética.
Figura.3 Campo magnético devido a uma corrente elétrica.
Figura.4 Indução de uma tensão na bobina secundária devido a estar próxima de uma bobina.
Figura.5 Ilustração de um transformador com núcleo de ferro
Figura.6 Símbolo do transformador.
Figura.7 Transformador amplificador de tensão.
Figura.8 Transformador rebaixador de tensão.
Figura.9 Transformador rebaixador de corrente.
Figura.10 Trafo amplificador de corrente.