Projeto Integrador
Contexto de Operações de Transporte em Logística
O transporte é a função que permite aos clientes finais receberem os produtos que irão satisfazer suas necessidades e seus desejos. É por meio dele que produtos, insumos ou mercadorias saem dos pontos de armazenagem para os pontos de distribuição e venda. Na logística, corresponde a um dos fatores principais de sucesso do negócio, pois sua efetividade implica níveis de serviços elevados e custos baixos.
Possui um alto desenvolvimento tecnológico, o que permitiu muitos avanços em termos de atendimento e de integração da cadeia de abastecimento.
O ponto fraco é a infraestrutura disponível para o aproveitamento dos modais disponíveis. Poderiam estar contribuindo para a redução de custos, mas são pouco explorados no Brasil em função do baixos investimentos governamentais e das condições precárias da malha rodoviária.
Relatório de Registros:
Controles operacionais: são documentos nos quais se registram as atividades operacionais. São anotados dados relativos a volumes, pessoal utilizado, equipamentos, recursos financeiros aplicados, tempo das operações e ocorrências verificadas ao longo dos processos.
Forma de Registro: podem ser utilizados controles impressos ou informatizados, mas, normalmente, ambos são empregados conjuntamente.
Documentação Legal: são todos os documentos exigidos por lei para a configuração das atividades. Normalmente, notas fiscais, guias de recolhimentos de impostos, registros de controle de pessoal e cumprimento da legislação trabalhista e de segurança e higiene do trabalho, registros de normas e legislação que regem as atividades, documentação de legislação das unidades de armazenagem, veículos, relacionamento com clientes e fornecedores.
Documentos para operações em transporte:
Nota Fiscal: documento base e fundamental para a legislação e a organização da armazenagem. Além das implicações legais, formaliza a saída de mercadorias e dá base