bandeira
A bandeira, assim como o hino nacional é um dos símbolos que representa nossa nação. Uma bandeira retrata através de suas cores e desenhos, a história de seu país.
A bandeira brasileira além de muito bonita também tem um fundo histórico. Dom Pedro I, ao proclamar a independência do Brasil, declarou ao retirar o cocar português azul-e-branco de seu chapéu, que as novas cores nacionais seriam o verde e amarelo, que representavam a primavera e o ouro, respectivamente.
O símbolo da nossa nação foi, então, elaborado por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. O significado das cores é explicado pelo povo de maneira em que o retângulo verde representa a nossas vastas matas (como a floresta amazônica); o amarelo representa as riquezas de nossas terras; o azul, o celeste céu; o branco, a paz que deve prevalecer no país, e as estrelas representando nossos Estados.
Porém, esse não é o real motivo para determinadas cores comporem a bandeira, é na realidade, o significado atribuído pela população ao decorrer dos anos. O real motivo da escolha está relacionado à casa real de Bragança (a qual pertencia Dom Pedro) e a casa real dos Habsburgo (que fazia parte a Imperatriz Dona Leopoldina). A esfera azul foi colocada em um posicionamento o qual demonstra a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 08 horas e 30 minutos de 15 de novembro de 1889 – que marcam o local e dia da Proclamação da República.
É tão emocionante vermos a flâmula verde e amarela representando nosso maravilhoso país em premiações, por exemplo. Pena que isso ocorre somente em ocasiões especiais como competições, e não com maior frequência em nosso dia a dia. A bandeira é a forma pela qual podemos mostrar a independência de nosso Brasil, nossa autonomia. Ela merece, portanto, nosso respeito.
Bom seria se todos a respeitassem, e que a trouxessem sempre em