Projeto integrador pedagogia
1.1-Delimitação do tema: Ambientes diferenciados e sua influência no processo de aquisição da linguagem artística na educação infantil- A experiência de Reggio Emilia.
2-Problema
O ensino da arte como obrigatoriedade no currículo das escolas é algo atual, no entanto, artes não é apenas produzir pinturas e esculturas, a arte abrange situações de ensino mais amplas, como teatro, dança, música entre outros. Por esse motivo, o ambiente é um fator de grande influência no desenvolvimento da aprendizagem artística, pois o visual auxilia no processo de criação das crianças. É importante ressaltar que não é obrigatório que as escolas possuam um ambiente próprio e especifico para as artes. Entretanto, apesar de como citado anteriormente, o ambiente próprio para a arte não ser obrigatório, é impossível não destacar que um ambiente diferenciado e criado especialmente para desenvolver certa atividade, propicia um aproveitamento melhor da mesma. O ambiente como prática pedagógica no ensino da arte é um propulsor para o desenvolvimento da criatividade das crianças de modo geral. Deste modo essa pesquisa nos faz refletir sobre como os ambientes diferenciados influenciam no processo de aquisição da linguagem artística nas crianças de 3 à 5 anos ( pré-escola).
3- Justificativa
O tema pesquisado decorre de questões debatidas por parte dos integrantes do grupo, durante o curso de magistério. Na época começou a surgir perguntas e o interesse por metodologias diferenciadas, para a nossa futura aplicação em sala de aula.
Terminando o curso profissionalizante, tivemos a oportunidade de ingressar no curso de graduação na Faculdade Bagozzi e continuar esse processo de pesquisa.
Com base no tema e as aulas que presenciamos durante este período, impulsionamo-nos a pesquisar e desenvolver o projeto integrador a partir de ambientes diferenciados como prática