FORMAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR

2120 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR
A disciplina “Formação e profissionalidade do professor” proporcionou durante um período de 60 h, que importantes questões a cerca do processo de formação e por seguinte a carreira docente, fossem discutidas. Além da compreensão sobre a identidade do profissional pedagogo, questões históricas, teóricas, políticas e sociais estiveram em todo o desenvolvimento do módulo.
No decorrer deste trabalho de conclusão, primeiramente será situado o desenvolvimento do currículo do curso e em seguinte, enfocar no desenvolvimento desse currículo as concepções de formação estudadas na disciplina.
Esse texto tem por objetivo a análise e a reflexão sobre o processo formativo que os alunos do curso de Pedagogia da UFMT estão realizando. A análise será feita através das disciplinas distribuídas nas quatro séries anuais, proposta da grade curricular do Curso de Licenciatura de Pedagogia.
Sabemos que a proposta do curso de Pedagogia é fruto de uma necessidade social, centrada principalmente na melhoria do trabalho pedagógico destinado as séries iniciais, sabe-se também que essa melhoria só pode ser alcançada através da qualificação em nível superior.
Lendo o histórico do curso de Pedagogia, apresentado no Catalogo de cursos do Portal da Universidade Federal de Mato Grosso há a seguinte definição:
Colocam-se como objetivos no projeto do curso a contribuição professores que atuam nesse nível de ensino, e a contribuição para (re) definir e implementar uma política de profissionalização dos professores das Séries Iniciais; oportunizar as condições teóricas reflexivas necessárias para que o licenciado possa tornar-se efetivo participante no desenvolvimento do projeto político-pedagógico escolar, capaz de explicitar e explicar a lógica da práxis educativa na perspectiva da sua contínua reconstrução e finalmente a criação de uma dinâmica de formação

Relacionados

  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas