Projeto integrado
O presente trabalho tem por finalidade demonstrar informações sobre este diferencial competitivo identificado nas empresas, o Capital Intelectual. A Contabilidade está diante de uma grande fonte de conhecimentos, agregados às empresas gerando valores aos produtos e/ou serviços, tornando-se o diferencial para aquelas empresas que estão investindo em Capital Humano.
O trabalho irá apresentar conceitos e definições de alguns autores sobre o que é Capital Humano, a sua relação com a Contabilidade, o impacto ocasionado nas organizações com a tecnologia da informação, as suas vantagens. A tecnologia vem avançando e com isso gera a globalização dos negócios, o capital humano está sendo mais valorizado e as empresas a cada dia investindo mais neste potencial, em busca de melhores qualidades e retorno mais rápido ao capital investido.
CONCEITOS DE CAPITAL HUMANO
CONCEITO SEGUNDO CHIAVENATO “O conceito de talento humano conduz necessariamente ao conceito de capital humano – o patrimônio inestimável que uma organização pode reunir para alcançar competitividade e sucesso. O autor ainda afirma que o capital humano é composto de dois aspectos principais: 1. TALENTO: Dotados de conhecimento, habilidade e competências que são constantemente reforçadas, atualmente e recompensadas. Contudo, não se pode abordar o talento isoladamente como um sistema fechado. Sozinho ele não vai longe, pois precisa existir e coexistir dentro de um contexto que lhe permita liberdade, autonomia e retaguarda para poder se expandir. 2. CONTEXTO: É o ambiente interno adequado para que os talentos floresçam e cresçam. Sem este contexto, os talentos murcham ou fenecem. O contexto é determinado por aspectos como: a. Arquitetura organizacional com um desenho flexível, integrador e com uma divisão do trabalho que coordene as pessoas e o fluxo dos processos e das atividades de maneira integrada. A organização do trabalho deve facilitar o contato e a