projeto integrado do campo
Educação Ambiental nas Escolas: uma possibilidade de mudança
1. Identificação
O projeto cujo título é Educação Ambiental nas Escolas: uma possibilidade de mudança, desenvolvido por Tiago Luis da Silva Santos (só o Tiago e o Edson?) , foi aplicado aos alunos da 3ª série da Escola Municipal Abrahão Miguel Elias, E R M-EI EF, nos dias de 18 à 26 de novembro de 2013.
A escola está localizada na zona rural do município de Rio Branco do Sul, no Bairro Acungui. Possui ensino regular de Educação Infantil – Pré Escola com 07 horas de duração e Ensino Fundamental – Anos Iniciais com 07 horas de duração. Oferece atividades complementares como Programas Intersetoriais – PETI do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / MDS.
Atualmente a escola possui 37 funcionários, oferece alimentação aos seus alunos e infelizmente não tem possui condições de atender alunos com necessidades especiais. Com relação a infra estrutura e equipamentos a escola possui um sanitário dentro do prédio da escola, uma biblioteca, uma cozinha, um laboratório de informática, uma aparelho de DVD, uma impressora, cinco computadores para uso dos alunos e um computador para uso administrativo.
Muitas escolas rurais sofrem com o abandono. Normalmente essas escolas trabalham de maneira precária, sob a direção de professora que dá aula para uma classe que agrega as quatro séries do ensino fundamental, classes multisseriadas. Segundo Davis & Gatti (1993) algumas escolar rurais isoladas apresentam-se de uma maneira que precisamos deixar de lado tudo o que sabemos sobre um estabelecimento escolar. A esse respeito esses autores nos dizem o seguinte sobre a escola rural isolada:
Não havia uma construção que lembrasse uma escola, nem várias salas de aula, nem diversas professoras, nem mesmo uma diretora. A começar pelo aspecto físico e precariedade das instalações, a escola isolada parecia ser o reino