Projeto Instrumentalização Científica
1 INTRODUÇÃO
A água é o elemento mais importante para a vida. Porém a água limpa está cada vez mais rara, evidenciando que futuramente ela será um dos principais motivos para conflitos entre nações. A água disponível no território brasileiro é suficiente para as necessidades do País, sendo necessária mais consciência por parte dos brasileiros para com o uso racional desse recurso natural que é um recurso finito e de mera importância para todos. Com esse pensamento, surge a ideia da captação e reaproveitamento de águas pluviais no CEULP/ULBRA, que é uma instituição de grande porte. Cerca de 90% das atividades que se utilizam a água potável, poderiam ser substituídas pela utilização da água não potável. Visando uma economia significativa e satisfatória para todos da instituição, serão demonstrado nos resultados da pesquisa de viabilidade da implantação desse projeto os métodos para que os tornem positivos.
2 OBJETIVOS
1 Geral
O objetivo geral desse projeto é avaliar a viabilidade da implantação de sistemas de captação e reaproveitamento da água na instituição e levar à sociedade uma alternativa de baixo custo da reutilização da mesma.
3 Especifico
- Analisar as condições da água para o uso especificado;
- Investigar a opinião popular sobre o assunto;
- Verificar a viabilidade da utilização da água da chuva no Ceulp/Ulbra.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
O sistema de captação e água pluvial além de ser uma medida econômica é também uma forma de aliviar o sistema de drenagem das cidades, diminuindo o uso de água tratada e colaborando com o meio ambiente. Conforme Vasconcelos, Ferreira (2007) “fomentar a redução do consumo e aproveitar os recursos naturais existentes de forma sustentável é unir os benefícios ecológicos aos econômicos a favor do equilíbrio natural do planeta”.
Há no Brasil uma série de ações públicas que visam à