projeto inicial de tcc
Educação Prisional em Manaus
1.2 DELIMITAÇÃO
Perspectiva histórica e desafios da Educação nas Unidades Prisionais de Manaus: A falta de políticas públicas e interesses da sociedade no processo de reintegração dos encarcerados ao ambiente social.
3. PROBLEMÁTICA A educação nos espaços de privação de liberdade em Manaus através de sua história e atualidade nos mostra a falta de ações, interesses políticos e sociais para fazer acontecer esse atendimento educacional, onde diversos fatores negligenciam a educação.
Analisando os fatores destacam-se a falta de políticas públicas, voltadas exclusivamente para o acesso aos apenados na educação, os conflitos entre garantia do direito à mesma e o modelo vigente de prisão (penitenciárias e cadeias públicas), marcados pela superlotação, por violações múltiplas e cotidianas de direito, e da falta de interesse da sociedade em visar e incentivar os apenados a aceitar a educação como processo essencial na vida prisional.Posto isto, o interesse social e político atenuariam estes fatores, construindo novos modelos de pensamentos e políticas públicas voltadas para Educação nas Unidades Prisionais de Manaus?
4. HIPÓTESES
Inicialmente a principal hipótese do projeto visa a Educação como um direito fundamental, que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo como ser social. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego, posto isto nos ambientes prisionais, esse processo vai além de desenvolvimento, como tambéma reeducação, ressocialização e reinclusão dos condenados nesse âmbito educacional, onde tem o poder de transportar uma realidade à outra, fazendo com que os apenados façam escolhas, processando informações sem que o poder econômico ou político reflitam nas suas decisões.
A reinserção socialatravés da educação pode vir a assumir papel de destaque, pois, além dos benefícios da instrução escolar, o preso pode vir a participar de um