projeto idoso celso 2015
PROJETO DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS ASILADOS
Niterói
2015
PROJETO DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS ASILADOS
SUMÁRIO
1. TITULO -------------------------------------------------------------
2. JUSTIFICA ---------------------------------------------------------
3. INTEGRAÇÃO COM AS POLITICAS PUBLICAS ------
4. OBJETIVOS --------------------------------------------------------
4.1 OBJETIVO GERAL ------------------------------------------------
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS-------------------------------------
5. REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------
1. PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS ASILADOS
2. JUSTIFICATIVA
Com o passar dos anos, nosso corpo sofre uma série de transformações anatômicas, funcionais, psíquicas e metabólicas (SCHNEIDER ET AL., 2008). Estas mudanças são denominadas senescência, que é o envelhecimento natural do ser humano; e senilidade, que são patologias e limitações que podem surgir ao longo da vida, como osteoporose, hipertensão, diabetes (REV.ESC.ENFERM.USP VOL.4.2011).
Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS) (2000), considera uma população envelhecida quando a proporção de pessoas com 60 (sessenta) anos ou mais atinge 7% com tendência a crescer. Os brasileiros com 60 anos ou mais representam 13% da população total segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2013). Sabe-se que o envelhecimento da população no mundo é um fato irreversível e que devera se acentuar no futuro próximo imediato, daí a importância do planejamento de ações de promoção especifica para esta faixa etária.
O envelhecimento populacional e o aumento de doenças provocam a necessidade de mais profissionais capacitados ao atendimento desses idosos. O idoso vai perdendo espaço no meio social e muitas vezes ficando sozinho por diversos fatores. Os idosos que vivem em