Projeto grafico de um livro
Estudo tipográfico:
A parte escrita é muito importante num projeto gráfico. O maior objetivo do designer gráfico é apresentar uma solução através de sua criatividade. A comunicação nesse caso deve se de forma correta, assim, o estudo de tipos e fontes é fundamental.
A tipografia escolhida para textos é a GARAMOND.
Garamond é um dos tipos mais antigos em uso. Tem como características ritmo e nitidez, equilíbrio, elegância e funcionalidade que o diferencia de outras fontes.
A fonte foi criada por Claude Garamond, apesar do seu significado histórico e contemporâneo a primeira interpretação da Garamond ocorreu apenas 60 anos após sua morte.
Jan Tschichold adaptou a Garamond, privilegiando a legibilidade em corpos menores, aumentando a estrutura de x.
No caso do livro em que a audiência de leitores se situa entre os 18 aos 60 anos de idade, o tamanho de letra é de corpo 14.
A tipográfia dos títulos é a Monotype Corsiva, foi escolhida pela busca da elagância da escrita manual e de suas qualidades orgânicas.
O contraste com a tecnologia cria um contra ponto, dando expressividade ao projeto.
Estudo cores:
A cor é uma ferramenta da comunicação que contribui para aumentar a força persuasiva da comunicação. Serve também para estabelecer relações, criar contrastes e tornar elementos gráficos mais compreensíveis e memorizáveis e focar a atenção.
As cores escolhidas para o projeto varia entra as escalas de cinza, preto e branco.As cores foram escolhidas a partir do conceito do livro remete as cores do nosso cotidiano, já que o projeto pretende passar essa impressão para o leitor. As cores sobrepostas ajudam também a destacar a arte do