O designe gráfico do livro "a marca e o logotipo brasileiros"
A marca e o logotipo brasileiros1 Angelo Mazzuchelli Garcia
Professor Adjunto (Depto. de Desenho/EBA/UFMG). Leciona no
Curso de Design da UFMG. Doutor em Letras: Estudos Literários
(FALE/UFMG) e Mestre em Artes Visuais (EBA/UFMG).
REsUMo
Este ensaio enfoca o design gráfico do livro A marca e o logotipo brasileiros, de Wlademir Dias Pino e João Felício dos santos, como uma antevisão do design gráfico desconstrutivista – especialmente no âmbito teórico – e como fator determinante para o enquadramento do livro na categoria livro-objeto.
ABsTRACT
This essay focuses on the graphic design of the book “The Brazilian trademarks and logos” (“A marca e o logotipo brasileiros”) by Wlademir Dias Pino and João Felício dos santos, as a precursor of the deconstructionist graphic design – especially in a theoretical realm – and as a determinant factor to consider that book as a book-object.
O presente texto é um dos desdobramentos do projeto de PósDoutorado Jr. “O design visionário de A marca e o logotipo brasileiros”
(2008/09), que contou com o financiamento da Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de Minas
Gerais (Fapemig) e supervisão da Profª.
Drª. Maria do Carmo de Freitas Veneroso.
122
Pós: Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 120 - 136, novembro, 2011.
1
Transparência e função opacificação é um termo do universo da radiologia (ciência que trata dos raios X), utilizado de acordo com suas aplicações práticas em medicina. Nos exames radiológicos, algumas estruturas do corpo humano são facilmente visualizadas devido à opacidade dos tecidos – os ossos, por exemplo. Entretanto, outras estruturas anatômicas (como o fígado, o estômago, ou os intestinos) são atravessadas pelos raios X, o que não permite a visualização das mesmas. Para radiografar essas estruturas é necessário que elas sejam opacificadas, ou seja, é preciso impedir que os raios X as atravessem. Para se obter uma imagem do
fígado,