Projeto Fraldas e Livros
Professora Lígia Regina L. S. Vilas Boas - 2013
Projeto para berçário e maternal
Justificativa
Percebe-se o grande interesse que os bebês têm por histórias infantis, principalmente das que tenham animais, lobos e bruxas como personagens. Em todos os momentos de narração de histórias os alunos sentam-se em forma de rodinha no tapete e ouvem as histórias com atenção, demonstrando curiosidade e um verdadeiro fascínio pelos livros, querem tocar, manusear, olhar as gravuras e imitar os personagens.
Com este projeto pretende-se confeccionar uma “Bebeteca”, uma pequena biblioteca em um cantinho da sala de aula, para que os alunos possam explorar livros, revistas e gravuras. Utilizando a “Bebeteca”, juntamente com alguns recursos de narração de histórias diferenciados como: avental pedagógico, histórias com velcro, TV pedagógica, varal para contação de histórias, flanelógrafo, livros coloridos, entre outros, incentivaremos o prazer pela leitura, procurando estimular o lúdico, a fantasia, o faz-de-conta, os jogos, as brincadeiras, a criatividade, a imaginação, a socialização e a integração.
Nesta faixa etária, os bebês adquirem muitas conquistas: caminhar, correr, balbuciar, falar as primeiras palavrinhas, ter mais autonomia, tudo isso em um espaço curto de tempo e as histórias contribuem muito neste desenvolvimento. Ela é um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal e representa uma fonte rica em estímulos. “... como é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser um leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...” (ABRAMOVICH 2008) Assim, justifica-se a escolha da literatura infantil como tema de nosso projeto, sendo explorada de forma lúdica, prazerosa e divertida. Acredita-se que